sexta-feira, 7 de outubro de 2011

OpenFire

Apesar de ter sido um pouco superficial no post de ontem, acredito que fazer a coisa toda funcionar não seja complicada, mas, de qualquer forma, seguem mais algumas dicas:

- Na instalação do OpenFire, você pode optar por usar o Banco Interno dele. Apesar de diminuir seu controle sobre os dados, é mais tranquilo para configurações.

- Para acessar a interface, no servidor, clique em Launch Admin na janela do programa, ou acesse, de qualquer lugar da rede, o link http://[ip_servidor]:9090/. Localmente, você pode ter que acessar http://localhost:9090/, dependendo das configurações de seu servidor de páginas.

- O idioma pode ser alterado em Servidor -> Gerenciamento do Serrvidor -> Idioma e Fuso Horário.

- Existe um plugin para monitorar e gravar as conversas realizadas (Monitoring Service). Este pode ser instalado diretamente em Plugins -> Plugins Disponíveis.


- A criação dos usuários não tem segredo nenhum, porém aconselho a criação de um grupo que contenha todos os usuários. Desta forma fica mais fácil compartilhar os contatos para os clientes.
Esse compartilhamento pode ser executado em Usuários e Grupos -> Grupos -> [Grupo] -> Ativar o compartilhamento de lista de contatos; Entre com o nome que será visualizado nos clientes e selecione Compartilhar grupo com usuários adicionais. Selecione outros grupos ou marque Todos os usuários. Clique em Salvar as configurações na lista de contatos e pronto, todos usuários já tem seu catálogo cheio!

- O que deve ser arquivado (log dos chats) pode ser alterado / configurado em Servidor -> Arquivamento -> Ajustes de Arquivamento.

- Precisa, por algum motivo, derrubar um usuário? Sessões -> Sessões de Clientes -> [Usuário] -> Fechar conexão.

No nosso caso, utilizamos o cliente Psi-IM. Para que ele funcione em português, baixe o pacote do post passado (psi_pt_BR.qm) e cole na pasta de instalação do Psi (C:\Program Files\Psi).
Talvez você queira que ele apenas aceite, sem pedir maiores autorizações, os novos usuários. Para isso, entre em Geral -> Opções -> Eventos e selecione Autorizar automaticamente contatos.

Bom, com essas dicas, temos um ambiente de troca de mensagens seguro e de fácil manutenção.

Espero ter adicionado um pouco de conhecimento.

Abraços!

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